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Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico

O objetivo deste artigo é mostrar as principais diferenças do tráfego pago e tráfego orgânico e a importância de trazer usuário para o seu site.

Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

As melhores opções para gerar tráfego no site

Um site sem visitantes é igual a uma loja sem clientes, como você vai vender mais se ninguém está acessando?

No meio digital existem diversas técnicas para atrair visitantes, nesse artigo nós separamos em duas partes para exemplificar, tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego Pago

O tráfego pago seria de impacto imediato, onde você paga para anunciar o seu site, serviço ou produto, aparecendo nos resultados de busca do Google/Bing, e nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

A vantagem do tráfego pago é atingir o público através de suas necessidades e características.

Nos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc) você pode definir onde seu anúncio será vinculado através de palavras-chave. Não entendeu? Vou dar um exemplo:

Digamos que você tenha uma imobiliária, e o seu desejo é anunciar imóveis para alugar. Dessa forma, você pode definir as seguintes palavras-chave:

  • Apartamento para alugar
  • Imóveis para alugar
  • Sobrados para alugar
  • Casas com Garagem para alugar
Gerar Tráfego

Já nas mídias sociais, você pode definir o seu anúncio através das características do seu público alvo, como interesses, idade, sexo, localização e etc. Sendo assim, para o caso da imobiliária, você pode definir as seguintes características para o seu público:

  • Sexo: Homens e mulheres
  • Idade: 18 a 35 anos
  • Localização: São Paulo
  • Interesse: Apartamentos.
Problema, com o tráfego pago fica no ponto de vista financeiro, apesar de ser de baixo custo, os anúncios só serão vinculados enquanto estiver pagando por eles.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico gera impacto a médio e longo prazo, onde você conquista o seu lugar na internet. Veja o tráfego orgânico como uma “casa própria”, pois com ele você conquista o seu espaço, isso sem ter que pagar para os buscadores.

A técnica usada para conquistar esse espaço é chamada de SEO (Search Engine Optimization), que em português pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”. Ela utiliza como recurso, palavras-chave posicionadas, estrutura textual e conteúdo para alavancar posições nos sites de busca. A utilização de vídeos, imagens e redes sociais, são de total importância para a técnica, pois juntas geram uma maior interação e divulgação da marca junto ao público.

Assim, depois da aplicação, sempre que seu público buscar por uma palavra no Google, por exemplo, o seu site estará na primeira página ou até ser a primeira opção para se clicar.

Vamos usar como exemplo uma loja de roupas feminina, digamos que você observou que o seu público antes de realizar a compra costuma a pesquisar sobre dicas de moda feminina, para descobrir as melhores combinações de roupas. Assim, você pode criar uma página com conteúdo voltado para esse tema, trazendo dicas de como usar os looks. Essa atitude, aliada a demais técnicas, colocará a sua página nas primeiras posições, quando a busca for relacionada ao tema.

Gerar Tráfego

Além disso, a técnica traz outros benefícios para a sua empresa, como consolidar sua marca como autoridade, gerar um relacionamento com o seu público e não ser uma propaganda invasiva, pois está ali apenas quem pesquisou sobre determinado tema. Assim, apresentando a sua marca, serviço ou produto da melhor maneira e apenas para um público interessado.

Portanto, qual a importância de gerar tráfego no site?

Falamos no inicio desse artigo que um site sem tráfego é como uma loja vazia, e acredito que aqui você entenda essa analogia. Dessa forma, o tráfego está para o online como as pessoas estão para uma loja física, são possíveis compradores.

Como vemos um site não se faz sozinho, para que ele traga um grande volume público é necessária muita palavra-chave, muito vídeo, muita imagem, muito compartilhamento e, até mesmo um pequeno investimento em publicidade paga. Mas tenha certeza de que trará muito retorno para a sua marca.


Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Thiago Pacheco é formado em Comunicação Digital e trabalha com web há 6 anos, sendo 2 em São Paulo e os últimos 4 em Sorocaba. Há 3 anos com foco exclusivamente em marketing digital, principalmente na área de SEO.
Atualmente vem trabalhando exclusivamente com Marketing Digital e responsável por novos negócios na Agência Doting.