Agência Doting

Investir no design é influenciar o consumidor

O objetivo deste artigo é mostrar o quanto o layout de um site pode influenciar o consumidor, auxiliando a navegação e entendimento do site.

Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Para entendermos como o layout de um site institucional é importante, vamos fazer um pequeno exercício: imagine que você entre em um mercado ou uma grande loja e demore muito tempo ou mesmo não encontre o que você está procurando.

Seria bastante frustrante, não?

Além disso, as chances de você voltar àquele supermercado ou loja seriam quase inexistentes. É exatamente isso o que acontece com layouts de site que são feitos sem pensar no público alvo.

Um site é a plataforma de comunicação máxima de qualquer empresa e profissional na web.

As redes sociais e blogs são importantes, disso não há dúvidas. No entanto, o site é o grande responsável por imprimir credibilidade e confiança. De nada adianta apenas possui um site, é preciso que o site seja funcional, e aqui entra o layout.

Layout como peça da identidade da marca

Steve Jobs, fundador da Apple e um dos maiores visionários que o mundo já viu, costumava dizer que "design é como funciona", e esta lógica pode ser perfeitamente aplicada ao layout.

Em outras palavras podemos dizer que o layout não é responsável só por organizar as informações, mas principalmente por ditar o modo como os usuários as percebem. Assim, antes de tudo é necessário que esteja em conformidade com o tom de comunicação adotado pela marca, ou seja, tudo deve estar integrado.

Além de simples, intuitivo e eficiente, o layout deve estar em conforme com o branding da marca, ou seja, deve estar de acordo com a proposta da marca e com o que ela transmite.

Uma empresa que vende produtos e serviços para jovens provavelmente adota uma linha de comunicação mais despojada, e assim deve ser o layout do site, para que não haja conflito e a imagem da marca esteja clara na mente dos consumidores.

Layout para o público final

Ao contratar uma agência especializada ou web designer para a criação do layout de sites, muitos empresários acabam se esquecendo de o que layout de seu site deve satisfazer as necessidades e anseios de seus clientes, e não deles próprios.

Para ter ideia de como a disposição das informações dentro de um site institucional são importantes, pesquisas apontam que uma loja virtual tem em média 10 segundos para conquistar o internauta. Em 10 segundos, nosso olho consegue apenas escâner superficialmente a página, isto é, ver imagens, cores, disposição das informações, etc. Isso significa que o layout é o maior responsável pela decisão do internauta de continuar ou não navegando no site.

Apesar de variar muito de empresa para empresa (já que é calcado no propósito da marca), há algumas regras que diferentes layouts seguem para serem bem sucedidos. Entre elas estão:

  • Simplicidade: quanto mais fácil a navegação do usuário, maior a eficácia do layout;
  • Destaque: os melhores e mais procurados produtos ou serviços devem ficar em destaque;
  • Cores: estão associadas ao inconsciente e são responsáveis por transmitir sensações ao usuário, daí a importância de seu estudo.

Claro que existem diversos outros recursos para a criação de um layout realmente efetivo. Mas o que realmente importa é contar com um profissional para a execução do layout de seu site, tendo sempre em vista que ele deve ser voltado ao seu cliente em potencial.


Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Thiago Pacheco é formado em Comunicação Digital e trabalha com web há 6 anos, sendo 2 em São Paulo e os últimos 4 em Sorocaba. Há 3 anos com foco exclusivamente em marketing digital, principalmente na área de SEO.
Atualmente vem trabalhando exclusivamente com Marketing Digital e responsável por novos negócios na Agência Doting.