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Quanto o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio?

O objetivo deste artigo é mostrar a importância do marketing de conteúdo e quais os benefícios que podem ser alcançados para o seu negócio.

Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus futuros clientes, sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.

Com o consumidor cada vez mais exigente e informado, é dificil criar uma relação de confiança duradoura. O marketing de conteúdo é uma tendência que vem se tornando realidade desde 2012. Ele vem para auxiliar na tomada de decisão do usuário, seja ela em vídeos, imagens, opiniões de quem já comprou, como a marca se comporta ou como se comportou frente à um possível problema.

Atualmente somos mais de 83 milhões de usuários (de internet) no Brasil, gerando em média 7,9 milhões de novos conteúdos por mês. Como fazer para o seu conteúdo se destacar no meio de tantos outros concorrentes?

Até certo tempo atrás, posicionar um site para falar de seus produtos e serviços era uma estratégia que conseguia resultados satisfatórios. Com o consumidor moderno, que busca cada vez mais informações, apenas ter um site bem posicionado não é mais suficiente. É necessário ter um conteúdo diferenciado para atrair e encorajar os seus clientes em ações lucrativas.

Uma das grandes vantagens de ter um conteúdo diferenciado é o aumento do engajamento social, tornando seus clientes possíveis "vendedores" da sua marca nas redes sociais. Com o conteúdo de qualidade, você acaba superando seus concorrentes e ganhando credibilidade ao longo do tempo.

Porque se importar com o conteúdo do seu site?

Conteúdos contam histórias, respondem dúvidas e inquietações de pessoas; um conteúdo bem produzido que resolva ou auxilie na resolução de um problema de um cliente ou visitante passa confiança, credibilidade e aumenta a chance do mesmo indicar os seus serviços ou produtos.

Benefícios para seu negócio:

  • Conteúdo aumenta a sua visibilidade, atraindo visitantes através de buscas;
  • Conteúdo representa a identidade da empresa, da marca ou da pessoa;
  • Conteúdo fideliza clientes e/ou leitores;
  • Conteúdo gera menções positivas;
  • Conteúdo incentiva disseminação.

Conteúdo é bom para o Google?

O Google se esforça constantemente para entregar os melhores resultados mas apesar dos avanços tecnológicos incríveis, os motores de busca ainda não são capazes de compreender totalmente um texto, uma imagem ou um vídeo da mesma forma que um ser humano pode.

No dia 24 de fevereiro de 2011, o Google lançou uma atualização chamada de "Google Panda", um algoritmo desenvolvido para identificar sites com conteúdo superficial ou ruim. O "Panda" vem para "fiscalizar" o comportamento do usuário, identificando padrões de bons sites, sendo eles:

  • Fácil de usar, navegar e compreender;
  • Fornecer informações acionáveis diretamente e relevantespara a consulta;
  • Profissionalmente desenvolvidos e acessíveis para navegadores modernos e dispositivos móveis;
  • Oferecer conteúdo legítimo e de alta qualidade.

O ideal é sempre seguir as Diretrizes de Qualidade do Google. Se seu site segue as diretrizes, você não precisa se preocupar com as atualizações do Google.

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A Agência Doting trabalha com Marketing de Conteúdo

Dicas para melhorar o conteúdo do seu site

Conteúdo é a base principal de um bom site. Evite muito "lero lero" no seu texto e seja objetivo. Venda o seu peixe com belas imagens e bons argumentos.

Identificando Páginas de Baixa Qualidade

Melhore (evite eliminar) o conteúdo das páginas internas de baixa importância do seu site. Para isso, entre na sua conta do Google Analytics, vá em Comportamento > Todas as Páginas, faça um filtro por Visualização de página e insira um número que seja relevante para você analisar (no exemplo abaixo utilizamos 80).

Google Analytics

Ao clicar em "Filtrar", o Analytics mostrará quais são as páginas que tiveram no mínimo 80 visualizações em um determinado período de tempo. O que é importante analisarmos é a porcentagem de saída e a taxa de rejeição.

Resultado do filtro utilizado no Google Analytics

No exemplo acima temos uma porcentagem de saída e uma taxa de rejeição muito alta, portanto devemos questionar:

  • Quais usuários vieram de busca orgânica? Quais foram suas buscas? A página ajudou o usuário?
  • Com qual navegador o usuário entrou? Internet Explorer 6, 7? O site funciona corretamente nesses navegadores?
  • Quantos usuários estão acessando via dispositivo móvel (tablet, smartphone)? O site oferece suporte à esses dispositivos?

Cruzando as informações é possível descobrir o melhor caminho para melhorar os conteúdos do seu site.

Identificando Conteúdo Duplicado

Um conteúdo duplicado é um conteúdo de uma página que pode ser encontrado em mais de um endereço (URL), sendo do mesmo domínio ou não. Para ser considerado duplicado, o conteúdo/página não precisam ser idênticos. É possível que mesmo tendo apenas trechos duplicados, o Google considere todo o conteúdo da página como de baixa qualidade.

Simulação de Conteúdo Duplicado

Entre os erros mais comuns que resultam na duplicação de conteúdo, estão os múltiplos domínios, domínios com www versus domínios sem www, páginas com URLs diferentes mas com conteúdo igual e títulos e meta tags iguais.

Ao verificar e corrigir os problemas de conteúdo duplicado do seu site, é bem provável que você já tenha uma melhora na visibilidade. Há algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar a identificar se o seu site tem conteúdo duplicado:

Xenu

Verifica todo o seu site e retorna uma tabela contendo todas as URLs (endereços) disponíveis. Tudo o que você tem que fazer é verificar as meta tags e checar se estão duplicadas.

Copyscape

É um verificador de conteúdo duplicado e pode ser usado para encontrar ‘infratores’, que podem ser denunciados e, mais tarde, punidos para que as suas páginas sejam consideradas originais pelos buscadores.

Produzindo Conteúdo para o Seu Público

Em meio a tantas informações e falta de tempo, como saber e identificar quais são as dúvidas do meu público?

Yahoo! Respostas

Utilizando o Yahoo! Respostas, você pode encontrar muitas dúvidas do seus usuários, para isso basta colocar a palavra chave desejada:

Yahoo! Respostas

O Yahoo! Respostas exibirá uma lista de perguntas que usuários fizeram e você pode ordenar por relevância, mais recentes ou mais respostas. Baseando-se nos questionamentos e dúvidas dos usuários, pense em como você pode escrever um artigo para ajudar esse usuários (lembrando que esses podem tornar-se clientes).

Resultado do Yahoo! Respostas

Google

Essa mesma técnica pode ser utilizada no Google: digite a palavra chave desejada, vá na aba de "Discussões" e o Google te retornara as discussões que estão acontecendo em fóruns.

Resultado da Aba do Google Discussões

4 Dicas para Melhorar a Qualidade da sua Página

Para finalizar, seguem 4 dicas para melhorar a qualidade da sua página, deixando seus usuários satisfeitos.

  1. Não tenha muitas páginas com o mesmo conteúdo - crie páginas voltadas para o usuário e não para posicionamento (com textos cheios de palavras chaves). Na visão do Google, é mais válido você possuir uma página boa do que várias páginas com conteúdo mediano;
  2. Deixe aberto um espaço para comentários, permitindo que o usuário diga o que achou do seu produto ou serviço. Isso te dará, ao longo do tempo, um conteúdo único e exclusivo para sua página com as opiniões dos consumidores;
  3. Ajude os seus usuários a continuar navegando no site, adicionando um widget com produtos, serviços ou conteúdos relacionados;
  4. Sempre escreva de forma ortograficamente correta e não copie o conteúdo de outros site.

Espero que tenha gostado do artigo e um grande abraço!


Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Thiago Pacheco é formado em Comunicação Digital e trabalha com web há 6 anos, sendo 2 em São Paulo e os últimos 4 em Sorocaba. Há 3 anos com foco exclusivamente em marketing digital, principalmente na área de SEO.
Atualmente vem trabalhando exclusivamente com Marketing Digital e responsável por novos negócios na Agência Doting.