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#DicaRapida – Marketing de Conteúdo – Olhos voltados para uma nova maneira de se comunicar

Em um ambiente moderno não existe mais espaço para marcas que invadem a vida do consumidor empurrando produtos a força. Esse é o momento de conectar-se ao público através de uma comunicação mais relevante.

Paulo Fernandos

Por Paulo Fernandes

360 Digital - SEO

Quem nunca foi acordado em um sábado de manhã por um carro de som tocando a famosa sonora da pamonha “PAMONHA PAMONHA PAMONHA”, ou até mesmo com aquela “SUPER OFERTA DO SUPERMERCADO DO JOSÉ”? Esses exemplos são o retrado da publicidade invasiva, que entra em nossas casas para anunciar um produto que muitas vezes não estamos interessados. Garanto que você já até pegou aversão a algumas empresas que trabalham nesse formato. Por essa e outras que esse estilo de comunicação está fadado a morrer.

Observando isso, nos últimos anos, o mundo da comunicação começou a movimentar-se e encontrar melhores formas de trabalhar, menos invasiva e mais agradável para o consumidor, nascendo assim o Marketing de Conteúdo. Essa técnica consiste em abastecer os possíveis clientes com informações relevantes, falando menos dos produtos ou serviços da companhia e focando nas necessidades do cliente. Tendo como propósito aproximar, envolver e criar uma relação com o consumidor.

Para atingir esses resultados o primeiro passo é identificar as dores (problemas) do seu público em cada etapa do processo decisão de compra. A partir disso, você pode estar presente em todos os momentos, entregando informações relevantes e o direcionando até o seu produto. Os caminhos para atingir o público-alvo são os mais diversos, indo desde postagens em blogs, envio de newsletters e publicações em mídias sociais até a produção de vídeos, e-books e infográficos.

Outra estratégia de muito sucesso é aliar o Marketing de Conteúdo ao SEO, para que uma técnica auxilie a outra em seus objetivos. Enquanto o conteúdo ajuda o SEO a deixar o site na primeira página do Google, o caminho inverso também acontece, com o SEO deixando o conteúdo em evidencia nos buscadores.

Por traz de tudo isso, tem muito mais do que uma simples tendência de comunicação. Trata-se de uma maneira mais eficiente de relacionar-se com público e gerar resultados. Prova disso é que cerca de 70% das empresas brasileiras já aplicam essa técnica, ou seja, se você não está utilizando o seu concorrente está.

As companhias que utilizam essa técnica não se prendem apenas na sua eficiência, mas também a variedade de soluções que ela traz, já que além de ajudar a vender mais, o Marketing de conteúdo torna os consumidores mais próximos da sua empresa, criando engajamento e defensores da marca.


Paulo Fernandes

Por Paulo Fernandes