Agência Doting

Seu negócio local não está indo muito bem? Saiba como a internet pode te ajudar.

A ideia deste artigo é mostrar algumas estratégias que você pode utilizar para o seu negócio local e melhorar a sua visibilidade.

Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Marketing em tempo de crise

Négocios Locais

Basicamente todo negócio voltado ao público precisa de movimento e todo mercado tem sua época de sazonalidade, com essa crise no Brasil e a alta do dolar a situação complica mais um pouco. O investimento em mídia paga acaba ficando mais caro elevando o CPA (custo por aquisição), em tempos de crise qual é a primeira verba que o seu cliente pretende cortar ou reduzir?

Claro, o bom e velho marketing, mas, esse é um erro muito comum entre os empresários eu, particularmente acredito que cortando ou reduzindo o investimento em marketing temos dois problemas, o primeiro é a queda nas vendas pois obviamente é o marketing que te traz resultado, o segundo é a redução no share de mercado, quando você reduz o seu investimento você da a possibilidade do seu concorrente aparecer mais e conseqüentemente ganhar o mercado.

Como a internet pode ajudar o meu negócio local?

Négocios Locais

Separamos alguns pontos fortes da internet que você precisa conhecer, entender e aproveitar, são eles:

  1. Segmentação
  2. Visibilidade
  3. Mensuração
  4. Engajamento
  5. Custo

Segmentação

Com a internet você pode atingir/segmentar o público-alvo do seu negócio, mais do que isso você consegue criar uma comunicação específica para cada tipo de público, imagine que o seu estabelecimento atinja um público jovem durante o dia e casais no período da noite, na internet você conseguiria fazer facilmente uma comunicação específica para cada tipo de público, por exemplo:

Casais

Jovens

No exemplo acima estamos apenas direcionando um anúncio que pode melhorar a comunicação com o seu público-alvo. O casal pode estar no Facebook e quando se deparar com o anuncio de romantismo pode aumentar o interesse em conhecer o seu estabelecimento, ou seja, estamos fazendo uma comunicação especifica para o seu público-alvo visando aumentar o interesse dele em seu produto ou serviço.

Lembre-se, é extremamente importante ter um público-alvo bem definido, isso direcionara a efetividade da sua campanha de Marketing Digital.

Visiblidade

Na internet uma empresa que fica no interior de Minas Gerais consegue vender ou engajar com público de todo o Brasil, a visibilidade da internet é uma coisa assustadora, em 2014 nós brasileiros passamos a Rússia e nos tornamos 5ª maior audiência digital do mundo em média ficamos em torno de 650 horas por mês nas redes socias (Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram).

Esses números não param de crescer e o comportamento dos jovens brasileiros mudou drasticamente, hoje é comum estar conectado em vários dispositivos móveis, assistindo um Netflix ao mesmo tempo postando imagens no Facebook/Instagram e conversando no Whatsapp. Esse é um fenômeno que vem acontecendo com os jovens brasileiros, recentemente o Gustavo Bachin fundador da Cadastra fez uma apresentação no evento Share em Porto Alegre falando sobre a evolução dos dispositivos móveis e os novos fenômenos comportamentais.

Mensuração

Essa é sem dúvidas o grande poder da internet, já imaginou analisar quantas pessoas olharam para o seu Outdoor ou descobrir o momento exato em que as pessoas desistem de comprar o seu serviço/produto?

Sim, com a internet você pode ir mais além você consegue verificar quanto tempo esse usuário ficou dentro do seu site, qual cidade compra mais o seu produto/serviço, qual computador/dispositivo o seu público-alvo utiliza para navegar no seu site.

Monitoramento é essencial para qualquer negócio e a internet temos várias possibilidades de trabalho

Engajamento

As redes sociais nos deu a possibilidade de engajar com os nosso público-alvo, podemos criar uma comunicação mais próxima do nosso cliente, educando e mostrando os nossos diferenciais.

Esse tipo de relação não era possível sem a internet, a primeira relação que eu tenho com uma loja de sapatos é o vendedor me perguntando se eu preciso de ajuda?

Agora, imagina se esse vendedor da loja de sapatos me visse na rua andando pela calçada e me abordasse novamente,

Ei, lembra aquele sapato que você experimentou na semana passada e não comprou? Ele está com uma liquidação de 50%Off.

Essa é uma outra possibilidade da internet onde você consegue impactar novamente as pessoas que entraram no seu site, o nome dessa maravilha é Remarketing.

Custo

Relativamente o investimento na internet é extremamente baixo comparado com outras mídias como Televisão, Outdoor, Revistas e Jornais.

Dicas para o seu negócio Local

Négocios Locais

Agora que já entendemos as vantagens da internet, abaixo algumas dicas de como você pode aumentar a visibilidade do seu estabelecimento. As dicas abaixo podem ser utilizada para qualquer negócio local, apenas pegue o conceito e aplique para o seu negócio.

Buscadores Verticais

Chamamos de buscas verticais, sites que possuem propósitos específicos ou atendem um nicho especifico, por exemplo o Buscapé é um buscador vertical uma vez que você não encontra serviços apenas produtos com foco no preço. O Flickr é um outro exemplo de buscador vertical, nele encontramos fotografias, o Youtube também é um buscador vertical de vídeos.

A idéia aqui é explorar o buscadores verticais para o seu negócio, faz sentido o seu negócio estar no Buscapé, Flicker ou Youtube?

Abaixo uma lista com os principais buscadores verticais para o seu negócio local, efetue o cadastro em todos:

Google Places

O Google Places agora é Google Meu Negócio, permite que você se conecte diretamente com os seus clientes na rede de pesquisa do Google.

Bing Places

Talvez o maior concorrente de search do Google, o Bing também possui o seu "Bing Places" onde é possível adicionar o seu ponto comercial no mapa do Bing

Kekanto

O Kekanto reúne os melhores estabelecimentos e ofertas de todo o Brasil, avaliados por seus clientes, uma espécie de boca-a-boca online.

Foursquare

O Foursqaure foi responsável por reinventar a busca local, ajudando você a dar check-in e compartilhamento de localização em tempo real. Hoje essa opção está disponível no aplicativo Swarm.

Yelp

O Yelp foi fundado em 2004 para ajudar as pessoas a encontrarem bons serviços e estabelecimentos locais.

Apontador

O Apontador é um site para encontrar os melhores lugares, serviços e facilidades online na sua cidade.

Trip Advisor

TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo e ajuda turistas a planejarem e reservarem a viagem perfeita.

Guia Mais

O maior portal de busca por serviços e estabelecimentos do Brasil, o site foi feito para encontrar estabelecimentos de forma rápida e eficaz de acordo com sua localização.

Hagah

O Hagah ocupa a liderança do segmento de buscas locais, entretenimento e notícias da região sul e a 3ª posição no Brasil, com mais de 5 milhões de visitas mensais.

Restorando

O Restorando oferece a milhares de clientes a comodidade de poder reservar uma mesa online em tempo real.

Dica, aproveite o tráfego que esses buscadores podem trazer para o seu site mais do que isso monitore as ações feitas pelo usuário e no final, se pergunte, por que as pessoas não compraram ou não entraram em contato?

Compra coletiva

Essa modalidade chegou no Brasil em 2012 e virou febre nacional, mas com o passar do tempo os sites de compras coletivas tiveram uma queda porem continuam sendo uma fonte de negócios, principalmente para negócios locais. A idéia aqui é você utilizar dias que seu estabelecimento tem um baixo movimento por exemplo segunda, terça e quarta. Faça uma boa promoção para esses dias.

Eu nunca tive uma boa experiência nos estabelecimentos que fui quando estava com o cupom de compras coletivas, em outras ocasiões fui para o mesmo estabelecimento sem cupom de compras coletivas e tive um ótimo atendimento!

Independente de onde o seu público veio, é fundamental você buscar sempre a fidelização de seu público, faça de tudo para ele voltar ou apenas ter uma boa impressão, caso contrário através de dois click's na internet ele consegue acabar com a sua reputação.

Agregadores da cidade

Uma dica para sair na frente dos seus concorrentes é aproveitar o tráfego dos agregadores da sua região, geralmente os agregadores possuem uma boa visibilidade no Google/Bing nas redes sociais e acabam trazendo um tráfego extremamente qualificado para o seu site. Entre no Google e digite o seu serviço + cidade, pronto o Google te retornará uma lista com vários sites, analise e encontre os agregadores da sua região.

Na imagem acima o Google encontrou 425 mil sites para esse termo, não necessariamente você precisa analisar todos os 425 mil, comece com a 1° e 2° página do Google. Em nossa analise conseguimos encontrar 7 agregadores, agora é entrar em cada site e fazer o cadastro do estabelecimento.

Delivery

Seu estabelecimento atende delivery? Se sim, utilize a mesma técnica e encontre os sites que reunem esse tipo de serviço.

Aproveite os aplicativos de compras rápidas

Com o crescimento dos dispositivos móveis uma boa oportunidade é a utilização de aplicativos de delivery, ainda não existe um grande player no mercado, talvez ainda não tenha tanta demanda, mas o importante é estar presente nos aplicativos para obter novos clientes e lembre-se de sempre monitorar o acesso de cada aplicativo.

Ifood

Pedidos Já

Conclusão, há várias possibilidades de trabalhar o marketing digital para negócios locais, nesse artigo abordei estratégias que não precisam de alto investimento inicial. Espero que tenha gostado do artigo e um grande abraço!


Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Thiago Pacheco é formado em Comunicação Digital e trabalha com web há 6 anos, sendo 2 em São Paulo e os últimos 4 em Sorocaba. Há 3 anos com foco exclusivamente em marketing digital, principalmente na área de SEO.
Atualmente vem trabalhando exclusivamente com Marketing Digital e responsável por novos negócios na Agência Doting.