Agência Doting

#DicaRápida – Planejamento – A hora de tomar decisões

Para um projeto de sucesso é preciso observar todos os pontos e criar um planejamento ajustado para as suas necessidades.

Paulo Fernandos

Por Paulo Fernandes

360 Digital - Planejamento

Planejar é um processo praticamente instintivo do ser humano. Todos nós planejamos ações, o futuro e os sonhos, isso desde o início de nossas vidas. Talvez, por isso, algumas pessoas deem menos importância para essa etapa, caindo direto de cabeça no projeto. É exatamente nesse momento que as falhas acontecem, surgindo as famosas pontas soltas dentro dos negócios. Essas partes mal pensadas vão nos assombrar no futuro, gerando problemas e inconsistências. Então, para evitar essas dores de cabeça, o setor de planejamento surge como ferramenta fundamental para apontar caminhos e entregar resultados.

Planejamento?

O setor de planejamento é aquele que toma as decisões que vão nortear o rumo do marketing digital dentro da empresa, sempre com foco no objetivo de negócio da companhia. A área é importante para garantir que as decisões corretas estão sendo tomadas, de forma que minimize os erros e aumente os resultados.

Mas, como isso é feito?

O primeiro passo é saber qual o objetivo da empresa. É importante salientar que toda companhia e projeto precisam ter um objetivo claro e bem definido, para que se saiba aonde quer chegar. Depois disso, se inicia a investigação para entender qual o problema da empresa. Afinal, se esse objetivo ainda não foi alcançado é porque existe algo que está impedindo.

Na etapa de investigação será observada a empresa como um todo, o seu mercado e principalmente os clientes. Muitas das informações sobre a empresa serão fornecidas pelo setor de Analitcys e BI. Após ter todos os dados em mãos, o planejamento inicia uma análise minuciosa, onde será identificado o real problema da empresa.

Depois de encontrar o problema é preciso achar uma solução, nesse momento se inicia a estratégia, onde os caminhos são definidos. Nessa etapa, fica a cargo do planejamento dizer qual o melhor investimento para a marca.

Por último, acontece o monitoramento e mensuração, que é onde serão observados e medidos os resultados das decisões.

E o que eu ganho com isso?

Com um processo mais organizado e bem pensado a sua empresa ganha principalmente em resultados, seja ele financeiro, de valorização de marca ou qualquer outro que seja definido. Em tempos de competição tão acirrada, qualquer falha significa perder dinheiro, então, é preciso ter consciência dos caminhos que estão sendo tomados.


Paulo Fernandes

Por Paulo Fernandes