Agência Doting

Por que sites possuem diferentes valores?

O objetivo deste artigo é mostrar ao mercado as diferenças entre um tipo de serviço e o outro.

Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Por que decidimos escrever sobre esse assunto?

É muito comum você andar pela cidade e encontrar cartazes, outdoor com propaganda de sites a R$ 50,00 reais, é normal também você ficar na dúvida em relação ao valor e se perguntar por que é tão barato, quando e em outros lugares é tão caro, é exatamente isso que iremos abordar.

Antes de iniciarmos a discussão é necessário termos em mente que o intuito do post não é mencionar empresas, nosso intuito é mostrar ao mercado as diferenças entre um tipo de serviço e o outro.

Alguns dos nossos cliente nos procuraram por estarem insatisfeitos com os serviços recebidos pelos concorrentes, mas a realidade é que eles desconheciam essas diferenças dos serviços contratados

Quando perguntamos por que contratou a empresa X?

Porque o investimento era o mais acessível

Basicamente quando estamos querendo comprar algo seja um produto ou serviço sempre olhamos o preço, o preço é um fator determinante para qualquer negócio, mas é importante saber o que estamos comprando.

Como um site é um assunto técnico fica difícil para o cliente final saber o que realmente está comprando

O que os clientes não sabem

Empresas que vendem sites baratos, ganham na quantidade, são sites simples pré determinados à atender todo tipo de cliente, são sites voltados ao menor custo benefício. Outra pratica comum é a "manutenção mensal" onde o cliente é obrigado a pagar essa taxa, recebendo suporte e manutenção, do nível básico. Muitas vezes torna-se mais caro tal investimento. Como diz o ditado o que é barato acaba se tornando mais caro!

Quando estamos comprando um serviço barato temos que ver os principais pontos que poderão afetar a curto e/ou a longo prazo

A curto prazo

  • Acreditar que está comprando um ótimo produto
  • Com certeza aumentará as vendas
  • Você pode estar comprando um site igual o do seu concorrente mudando somente a cor

A longo prazo

  • Flexibilidade para atualizar ou melhorar itens do seu site
  • Site único e exclusivo
  • Trabalhando um Marketing digital certamente terá uma ótima visibilidade

Empresas que vendem sites com o investimento maior, ganham na qualidade, geralmente são sites com ótima qualidade, sites desenvolvidos para o um publico alvo em qual seria a melhor navegação. O grande ponto quando estamos focando exclusivamente no preço, deixamos de lado a qualidade, o que futuramente poderá refletir na perda do investimento, pelo baixo retorno.

De um passo para traz e se pergunte, por que quero ter um site? quais são meus objetivos?

Se o seu ojetivo é ter um site para apresentar a sua empresa, então existem os chamados sites institucionais, mas se o seu objetivo é ter um site que passe mais credibilidade com tecnologias modernas, então vale a pena investir um pouco mais.

Cabe você escolher o que é importante para a sua empresa online, os usuários ou o preço?

Site, como um produto de prateleira?

Não compre um site que é vendido como um produto simples e fácil. Compre um serviço cuja a qualidade seja tão boa quanto o site da própria empresa, olhe atentamente os clientes daquela empresa.

Você compraria um celular Nokia 2280 hoje?

Celular antigo Nokia 2280

Nokia 2280

Se eu comprar um Nokia 2280, com certeza inicialmente ele atenderá os meus requisitos básico que seria fazer ligações e me comunicar.

Mas, nos tempos de hoje isso basta?
Sim, mas por quanto tempo?

Quando decidir criar um site para a sua empresa pense em algo duradouro que realmente alcance os seus objetivos, não o tenha simplesmente por vaidade, ou porque o seu concorrente possui um site. Isso é mentalidade de empreendedor antigo, comece a ver o grande potencial do seu mercado junto a internet.

Por que alguns sites são mais caros?

Geralmente o cliente quer mil coisas no site por gosto próprio e acabam inflando o projeto sem necessidade. A postura correta de uma agência Web/Digital é mostrar o caminho certo para cada cliente.

Uma proposta para desenvolvimento de sites envolve muitas etapas/tecnologia que podem influenciar nos valores, são eles:

  • Tecnologia do projeto PHP, ASP, HTML
  • Necessidades especificas do cliente
  • Urgência (tudo para ontem)
  • Hospedagem
  • Criação
  • Dependências com outras plataformas
  • Formas de Pagamentos para um e-commerce

Quando você compra um site barato, alguns detalhes como hospedagem e tecnologia são deixados de lado porém são fundamentais para se ter um site bem posicionado no Google.

Espero que tenham gostado do artigo e um grande abraço!


Thiago Pacheco

Por Thiago Pacheco

Thiago Pacheco é formado em Comunicação Digital e trabalha com web há 6 anos, sendo 2 em São Paulo e os últimos 4 em Sorocaba. Há 3 anos com foco exclusivamente em marketing digital, principalmente na área de SEO.
Atualmente vem trabalhando exclusivamente com Marketing Digital e responsável por novos negócios na Agência Doting.